18 de março de 2011

Uma Alimentação saudável para um Peso saudável

Em geral, o esforço para comer bem e perder peso tem como objectivo a "perda de peso", e não o "comer bem". No entanto, quando aplicamos muito esforço em mudar hábitos de vida bem instalados, a chegada à meta é um momento de grande felicidade e alívio: finalmente podemos terminar o esforço, respirar fundo e descontrair. E devagar, devagarinho a atenção vai baixando, e um a um os velhos hábitos que levaram ao peso excessivo vão retornando, e os quilos perdidos são encontrados.

Este desafio colocado no Programa PESO COMUNITÁRIO tem como objectivo comer bem e mexer-se bem para o resto da vida.

Não faz sentido comer bem só em certas estações do ano, na primavera até ao verão (imagina-se a fazer isso com outros comportamentos de saúde, como lavar os dentes?). Da mesma forma, o exercício não é uma vacina, que se faz na infância e que dura para toda a vida. São comportamentos decorrentes de cuidados connosco, pois somos nós os seus primeiros responsáveis e também beneficiários.

O desafio lançado pretende aumentar a consciência da realidade de cada um. Basta sentar-se uns minutos e escrever o que pretende comer no dia seguinte. Durante esse dia faça o registo do que comeu, e no final compara o que achava que ia comer e o que realmente aconteceu.

Pode também fazer durante uma ou duas semanas o registo de tudo o que come, com as horas, os locais, as quantidades aproximadas, o tipo de culinária, e alguma situação que valha a pena registar (se é um aniversário, se estava irritado, etc...). Escreva ao longo do dia, pois a memória falha muito! Ao reler regularmente vai conhecer-se melhor e reganhar controlo sobre as decisões que toma. O objectivo não é fazer uma alimentação sempre "correcta", mas simplesmente conseguir comer o que decidiu comer!

E tenham todos uma Excelente Alimentação!!!

Maria Paes de Vasconcelos
Nutricionista

5 comentários:

  1. olá, estou a fazer o desafio... e hj está a correr bem, apesar de ontem me ter dado um ataque tal que devorei autenticamente 3 hamburgers do mac e mais meia pizza. e bolachas à noite. é a desgraça!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Infelizmente, não tive oportunidade de assistir a esta sessão. Não obstante, tenho algumas dúvidas no que diz respeito à alimentação que gostaria de esclarecer:
    1. Comer cereais ou pão ao pequeno-alm é monotono. Temos outras opções?
    2. Colocar cacau magro no leite aumenta muito o valor calórico deste?
    3. É preciso contabilizar o cacau nalguma porção alimentar e comer menos desta?
    4. O leite magro é, nutricionalmente, mais pobre que o meio-gordo ou gordo?
    3. Qual o máximo de Água que podemos beber por dia?
    4. Que quantidade máxima de café podemos tomar por dia?
    5. Quais as implicações de não comer lacticínios ao pequeno-almoço?
    6. Quais as implicaçõess de não comer proteínas numa refeição?
    7. Que alternativa existe para a manteiga no pão?
    Desde já os meus agradecimentos pela
    disponibilidade.

    Filipa R.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo disse...
    Já agora partilho também este "truque" culinário: Quando faço o molho Bechamel substituo a margarina ou manteiga por um fio de azeite, fica delicioso além de que é mais saudável!experimentem pois vale a pena! e já agora: em vez de usar 100% de leite meio gordo, trabalho com leite meio gordo desdobrado em partes iguais com água! fica saboroso
    e é menos calórico!
    Ana Rita

    25 de Março de 2011 21:23

    (Comentário retirado do Blogue antigo do PESO COMUNIÁRIO)

    ResponderEliminar
  4. Sou a Filipa, novamente, lembrei-me de mais uma dúvida.
    Que alternativa existe para saladas saudáveis, quando se detesta o sabor do tomate e do alface crús?

    Grata pela disponibilidade :-).

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei a aula de hoje ,acho que além de aprender mais um pouco o meu cérebro vai levar um esticão ahahah,porque a Dr fala tão rápido que eu que quero assimilar tudo até fico com os olhos em bico rsss.
    Será muito hidrato de carbono ao pequeno almoço ou é mesmo sempre assim?Agora estou mortinha pela a próxima aula.Eu pensava que estava muito bem informada sobre alimentaçãomas já vi que não é bem assim.
    Foi uma aula muito agradável,agora queria era coragem para combater a inércia,porque detesto desporto.
    Se eu me começar a mexer vou fazer uma festa no Estádio Nacional.
    Maria das Neves

    ResponderEliminar