25 de março de 2011

Passos para a Saúde e Para Um Peso Saudável

Na sessão de Quinta-feira do Programa PESO COMUNITÁRIO foi abordada a importância da actividade física regular para a saúde física, psicológica e comportamental. Ser fisicamente activo é de facto uma forma privilegiada de contribuirmos para o nosso bem-estar e vitalidade, com efeitos comprovados pela ciência (ao contrário de tantas dietas, suplementos e "fórmulas mágicas") e praticamente sem efeitos secundários ou contra-indicações. Para cada pessoa existe sempre uma forma de "queimar mais calorias", tantas são as possibilidades e tipos diferentes de actividade física à nossa disposição. Na sessão, abordou-se de forma particular a marcha e outras formas de acrescentar actividade física informal ao estilo de vida.

Na realidade podemos facilmente alterar o nosso dia-a-dia para incluirmos mais movimento, com alguma imaginação mas também com a convicção de que não estamos apenas a ser diferentes - por exemplo, quando usamos preferencialmente as escadas, estacionamos mais longe da entrada, ou aproveitamos os tempos "mortos" para caminhar mais um pouco - mas estamos também a ser mais inteligentes, recusando o conformismo a um ambiente e a uma cultura que nos empurram cada vez mais a uma inactividade física quase total e tão pouco natural. Basta mudar o "interruptor", desligar o "descansómetro" (e porque não usar um pedómetro?!) e rapidamente vemos que não é difícil usar mais os músculos do nosso corpo nas rotinas diárias. E depois percebemos que o corpo agradece.

Ficou no ar, para cada participante individualmente, o desafio da criatividade na procura de oportunidades para ser mais activo (onde antes era passivo), o desafio da procura de espaços para caminhar perto de casa ou do local de trabalho, e o desafio da contagem dos passos que diariamente são percorridos. Passos que representam calorias gastas, que por sua vez ajudam a atingir e manter um peso saudável... Passos que representam também o caminho a percorrer ao longo deste Programa... E passos que já amanhã (Sábado 26) vão ser percorridos no Estádio Nacional, com orientação técnica, por muitos dos actuais participantes e suas famílias. Se não conhece o Complexo Desportivo do Jamor, vale a pena conhecer! É já o espaço predilecto de muitas centenas de pessoas da Grande Lisboa. Por isso pode ter de estacionar um pouco mais longe do ponto de encontro, em frente às Piscinas...!

Uma boa (e activa) semana!

Pedro Teixeira

Nota: E já sabe que pode deixar neste Blogue os seus comentários a esta sessão, comentários ao Programa, sugestões e ideias para os outros participantes, e também as suas experiências pessoais de actividade física ou alimentação (melhores ou piores). Basta clicar onde diz "X comentários", escrever na caixa em branco que aparecer em baixo, e enviar...!

2 comentários:

  1. Olá, sou a Filipa e assisti, pela 1ª vez, às sessões nesta 3ª sessão. Foi muito importante, para mim, porque, eu sou uma daquelas pessoas, que perde e recupera todo o peso de novo e, ainda por cima, se sente-me horrivelmente culpada por o recuperar todo de volta. Pela 1ª vez, percebi que, efectivamente, não tenho mantido o nível de actividade física depois de perder o peso e que isso está relacionado com a recuperação de todos os meus Kgs. Também acho excepcional estarem a ensinar-nos a recuperar o controlo da situação duma forma completamente autónoma. Em relação à acitvidade física propriamente dita, tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer:
    1. Onde e como comprar 1 bom soutien para actividade física, posto que já comprei alguns desportivos que não prestam?
    2. Onde e como comprar uma boa corda para saltar?
    3. Que exercícios físicos me podem prescrever para qd me doi a musculatura dos ombros, depois de estar muito tempo no computador?
    4. Até que ponto é importante usarmos a ficha de automonitorização?
    5. Vale a pena descer escadas?
    Desde já os meus mais sinceros agradecimentos =).

    Filipa R.

    ResponderEliminar
  2. Cara Filipa,
    Em resposta às suas questões 1 e 2:
    As lojas Decathlon e Sport Zone apresentam ofertas interessantes, com uma boa relação qualidade/preço. Para além de possuírem material da sua própria marca, disponibilizam material de marcas mais reconhecidas (ex., Nike, Reebock, etc.). Quanto à roupa interior, o mais importante é experimentar o material e verificar se cumpre os requisitos. A loja Susana Gateira (próximo do centro comercial Fonte Nova) vende roupa de fitness de qualidade superior, especialmente criada para o efeito. Há outras marcas de fitness que também poderão ser uma boa opção (ex. bottom, recife, strong, etc.), mas infelizmente muitas não fazem venda directa ao público. Por fim, anualmente, realiza-se uma feira de desporto e lazer, na Fil de Lisboa, onde pode encontrar roupa destas marcas.
    Equipa do PESO COMUNITÁRIO

    ResponderEliminar