30 de março de 2011

Resposta a algumas questões colocadas por Participantes do PESO COMUNITÁRIO - Sessão 3

  • Que exercícios físicos me podem prescrever para quando me dói a musculatura dos 0mbros, depois de estar muito tempo ao computador?

    Para aliviar as dores deverá fazer, sobretudo, alongamentos da musculatura da zona dorso-cervical. Para prevenir, deve fazer um reforço regular da musculatura do tronco, especialmente dos músculos profundos (transverso do abdómen e multifidus) e da zona posterior. Aulas de Pilates e Postura e Alongamentos poderão ser boas opções. Deverá consultar um técnico da área (ex. no ginásio) para saber quais os exercícios adequados para si. Só depois de uma avaliação, poderá ser feita uma prescrição adequada ao seu caso.


  • Até que ponto é importante usar a ficha de auto-monitorização?

    A auto-monitorização tem sido destacada como uma estratégia comum a pessoas bem sucedidas na sua gestão do peso. O seu principal objectivo é o de tornar conscientes determinados padrões de comportamento, funcionando não só como um elemento promotor de um "diagnóstico de situação" (ex. "Afinal pensava que era uma pessoa muito activa e afinal sou só muito ocupada..."), mas também, e principalmente, como uma ferramenta de motivação (ex. Desafio de Si para Si: "Hoje vou conseguir chegar aos 10 000 passos!").


  • Vale a pena descer escadas?

    As escadas são um óptimo exemplo de actividade física do estilo de vida que poderá integrar no seu dia-a-dia. No entanto, em certos casos de excesso de peso, a descida de escadas pode causar insegurança e desconforto, podendo não ser a melhor alternativa. Nesses casos, a subida de escadas será preferível. Assim sendo, vale a pena descer escadas desde que se sinta seguro/a e confortável a fazer.


    Equipa do PESO COMUNITÁRIO

  • Sem comentários:

    Enviar um comentário